A telemedicina é uma forma de atendimento médico que utiliza a tecnologia para permitir que pacientes e profissionais de saúde possam se comunicar à distância de maneira digital. Com ela é possível realizar consultas, diagnósticos e prescrições médicas de forma remota, trazendo muitos benefícios tanto para os pacientes quanto para os médicos.

Por exemplo, a telemedicina pode ser útil para pessoas que têm dificuldade de locomoção ou que moram em regiões onde o acesso à saúde pode ser limitado. Além disso, em tempos de pandemia como os que ainda estamos vivendo, a telemedicina também é uma forma alternativa e segura de atendimento médico. 

No ano de 2020, em virtude da situação provocada pelo Coronavírus, a modalidade de atendimento foi liberada em caráter emergencial. Em 28 de dezembro de 2022, o então Presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou a lei 14.510/22 que autoriza e conceitua a telemedicina no Brasil.  

Podemos destacar alguns dos muitos benefícios desta modalidade de atendimento, entre eles: 

  1. Acesso à saúde: Possibilita que pacientes sejam atendidos de maneira remota, evitando grandes deslocamentos e aproximando, por exemplo, pessoas que vivem em regiões com infraestrutura insuficiente na área da saúde. 
  1. Comodidade: Passar por triagem, consulta médica, receber diagnósticos e prescrições médicas sem sair de casa é uma grande comodidade para pessoas com mobilidade reduzida, pessoas que têm uma rotina agitada, ou ainda que preferem não se deslocar até um consultório.
  1. Redução de custos: Como as consultas são realizadas digitalmente, a telemedicina pode reduzir os custos de deslocamento (combustível, passagens, transporte público e/ou privado, como táxis e carros de aplicativo) e, em alguns casos, até de hospedagem quando a consulta for em outra cidade ou estado. 
  1. Segurança: Em tempos pandêmicos, a telemedicina é uma alternativa segura para consultas médicas, já que evita a exposição a ambientes hospitalares e reduz o risco de contágio.
  1. Melhora na qualidade do atendimento: Além de diminuir filas e o tempo de espera por um atendimento médico, com a telemedicina, os profissionais de saúde têm acesso a exames e históricos médicos de forma mais rápida e eficiente, o que contribui no diagnóstico e no tratamento de doenças.

Diversas especialidades médicas já utilizam essa modalidade de atendimento, oferecendo uma experiência eficiente e segura. Entre as principais especialidades, destacamos as que mais se beneficiam da telemedicina: clínica geral, cardiologia, psiquiatria, dermatologia, pediatria, geriatria e muito mais.  

1538